Em 13 de outubro de 1986 foi fundado o Jeep Clube São Bento.
Inicialmente, haviam 40 sócios fundadores e centenas de amigos.
A Sede atual do Jeep Clube São Bento teve seu terreno comprado em meados de 1989.
Sua construção iniciou no ano seguinte, sendo melhorada e apliada ano-a-ano.
Esses foram os primeiros passos do Jeep Clube São Bento...
O primeiro RAID organizado pelo Jeep Clube São Bento ocorreu em 1987.
Nessa época, o clube já contava com muitos sócios, e muita disposição para organizar o evento.
O evento contou com participação máxima de 70 carros, houve almoço, festividade e premiações.
O RAID durou um final de semana (sábado e domingo) e partiu do centro da cidade.
Na ocasião o prefeito da cidade Genésio Tureck foi quem deu a largada.
No dia 28 de março de 1992 o Jeep Clube juntamente com o grupo da RBS TV organizaram o primeiro RAID de integração Regional.
O evento foi nomeado Trilha da Comunicação, e reuniu as cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
A equipe da RBS tv fez a cobertura integral do RAID.
O ano era 1985, o local, a antiga lanchonete Cachorrão, próxima a praça Getulio Vargas e o assunto em pauta: encontrar um roteiro para realizar um passeio
e reunir um número expressivo de proprietários de veículos com tração nas quatro rodas (basicamente Jeeps, pick Up F-75 e Rurais), para então formar um grupo de
Jipeiros que teria como objetivo a confraternização e a realização de passeios em trilhas pela região.
Esta era a missão de 3 ou 4 colegas que já vinham realizando este tipo de atividade desde os idos de 1983, porém de maneira singela. O papo corria solto entre uma cerveja e outra, quando ao indagarem um amigo que fazia trilhas com motocicleta, o mesmo citou que havia recentemente descoberto uma tal de Trilha dos Búfalos, mas que pelo que viram imaginavam ser impossível a sua transposição com um veículo de 4 rodas. Pronto, estava definida, seria esta a rota escolhida!!!!!! Faltava agora descobrir quais os amigos que tinham veículo e espírito para enfrentar aquele desafio.
Pois foi para este evento que se alinharam cerca de 12 veículos 4x4, nas mais diversas configurações, tipos de pneus e estados de conservação, numa manhã de sábado e totalmente armados (foice, machado, pá, enxadão e cabos de aço) para enfrentar o que aparecesse pela sua frente. Já no começo da trilha, a Rural do Gilmar, parou para aguardar que um portão fosse aberto e dali não saiu mais, pifou. Apareceram então os mechanicos Carlos Stachon e Oscar Weihermann, suspeitando que fosse o carburador e logo em seguida desmontaram a dita peça.
Passaram-se cerca de 2 horas e o comboio aguardava a dita Rural dar sinal de vida. Quando todos já estavam se dando por vencidos, alguém iluminado resolveu deitar em
baixo do veículo e percebeu que havia um fio desconectado, resolveu religá-lo. Foi como um passe de mágica, a Rural novamente apresentou sinais vitais e todos
puderam prosseguir com o passeio.
Vale a pena lembrar também que a F-75 do Natinho era outro veículo que todos tinham uma atenção especial e a mesma não poderia ficar encalhada de
forma alguma, chegando a ser rebocada com um laço de boi e com todos puxando.
A razão desta atenção especial era que neste carro estavam toda a carne e cerveja do grupo!!!!
Segundo Gilmar de Souza e Genesio Kotovicz (dois dos 4 encarregados daquela missão citada no início), o objetivo era reunir pessoas com ideologias afim para tentar infectá-los com o vírus do 4x4; e cruzar aquela trilha até então intransponível seria o desafio ideal.
- E não é que deu certo!!!!!! Citaram eles.
Depois de dois dias de muito barro e diversos obstáculos naturais ou mecânicos, todos retornaram à cidade no domingo a tarde, rebocados ou não; porém, com a alma lavada e com um profundo desejo de repetir o feito!!!! Mal haviam chegado e já estavam falando em realizar o próximo passeio 4x4.
Desta forma, no dia 13 de outubro de 1986, foi oficialmente fundado o Jeep Clube de São Bento, como uma sociedade civil, de caráter recreativo, esportivo,
artístico e cultural, sem fins lucrativos e duração indeterminada, contando inicialmente com 49 sócios. Se firmando desta forma um dos primeiros Jeep Clubes do Sul do Brasil.
Sendo composta a sua primeira diretoria por:
Após vencida a parte legal, o Jeep Clube só cresceu, realizando diversas trilhas denominadas Incertas, nas quais todos os convidados tinham como definido
o ponto de partida, porém esta era a única variável certa, ficando horários de parada e chegada como incertos, como o próprio nome o dizia.
Bastava alguém falar que uma vez tinha um caminho que ligava um lugar à outro.... que lá iam-se os jipeiros.
Com o passar dos anos, a família Jipeira foi crescendo e da mesma forma, foi crescendo a necessidade de se construir uma Sede própria, uma vez que as reuniões eram realizadas em locais emprestados, e desta forma o Clube se mobilizou, angariou fundos entre os associados, adquiriu um terreno e construiu, mais tarde, a sua Sede Social, sendo assim o primeiro clube no Brasil com Sede própria.
Sede em fase de construção - 1991
Instalações atuais - 2017
Em meados de 86, começaram a surgir as provas para veículos 4x4, denominada Raid, sendo que uma das primeiras foi o Raid Integração BR-282, entre os municípios de Florianópolis e Alfredo Wagner, onde o pessoal de São Bento participou e já chamou a atenção dos demais pela sua simpatia, organização e garra. Um dos destaques ficou por conta do Arnoldo Harms, que foi um dos mais rápidos em uma prova especial contra o relógio. Segundo quem estava lá, o Arnoldo andou tão rápido que até a sua correntinha de pulso ficou com medo e pulou fora do Jeep durante o percurso.
E desta forma foram surgindo diversas provas nos mais variados locais do Sul do país, dentre elas vale a pena citar uma realizada em Gravataí, Rio Grande do Sul, onde um verdadeiro comboio de Jipes foi levado até lá, com uma cegonha, uma carreta e três caminhões truck cheios de jipes, além do ônibus com os jipeiros.
Novamente a coisa se repete, São Bento fatura os primeiros lugares e conquista a simpatia e amizade dos jipeiros das mais diversas cidades. Garantindo desta forma uma presença maciça dos demais nas provas realizadas pelo Clube.
E foi assim, já no primeiro Raid em 1987, contando com uma presença maciça dos colegas da região, de Curitiba, que vinham em comboios de até 40 jipes, além das demais
cidades de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e jipeiro até de São Paulo. A prova foi uma das primeiras da região e como tal, contou com alguns imprevisto, mas
nada que não pudesse ser resolvida com muito bom humor e companheirismo, lembrando que foi uma prova com 2 dias de duração, com acampamento em Campo Alegre
e retorno no domingo para São Bento. Como São Pedro andou castigando um pouco a região e mandou muita água, acabou deixando a trilha bem do jeito que jipeiro gosta:
encharcada!!! e teve gente que ainda estava no mato encalhado às 23:00 horas de sábado aguardando o pessoal fecha trilha dá-lhe pau véio!!!!.
A parte do Domingo transcorreu normalmente, chegando na sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, onde um delicioso almoço os esperava, para então se divulgar a classificação. Todos adoraram o evento, prometendo voltar no próxima ano e assim o fizeram, por diversas vezes...
Havia provas que eram verdadeiras maratonas, uma delas foi o 1 Raid da Meia Noite, realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, onde o pessoal se deslocava rodando de Jeep até Curitiba, alinhava para a largada na meia noite de sexta-feira, realizava um percurso de cerca de 250 km até Castro, no sábado, retornando mais 250 km de trilha no domingo para a chegada às 19:00 horas em Curitiba e então retornar rodando até São Bento.
Vale a pena lembrar que, ao chegar no local do acampamento em Castro, os demais estavam indo dormir, enquanto o pessoal de São Bento, ia montando as barracas, cavando um buraco para assar aquele churrasco, puxando uma gaita e cantando até às 2:00 da manhã, para então largar novamente às 7:00 horas.
Quando não tinha Raid, tinha incerta e assim as coisas se sucediam. Surgiram então a Trilha das Torres, onde teve jipeiro que de tanto medo de cair na barroca,
chegou tão perto do barranco que chegou a arrancar a tampa do tanque de combustível do Jeep; a Trilha do Bugiu Perdido, onde o pessoal resolver pernoitar
dentro de um rancho abandonado, o qual perceberam no decorrer da noite que se tratava de um ninho de cobras, e para terminar esta trilha, trabalharam 2 dias para
acabar saindo no mesmo lugar. Pois é, nem sempre as coisas saem como o planejado.
Em 1992 o Jeep Clube foi novamente convocado para auxiliar no resgate / abastecimento dos moradores da vizinha cidade de Rio Negrinho, que se encontrava assolada por uma enchente. Durante este período o Jeep Clube ficava responsável por levar e trazer mantimentos e pessoas, pois um dos poucos veículos com condições de transitar pelos caminhos alternativos era o Jeep. Houve diversas situações curiosas, uma delas foi quando foram chamados alguns Jipes para rebocar o caminhão dos bombeiros que se encontrava encalhado e cheio de mantimentos. Diz também o Gilmar, que chegou a rebocar de ré até um trator que estava encalhado no caminho??!!!!!!
Outro fato curioso, foi que durante o resgate dos flagelados, houve uma senhora que estava grávida e acabou dando a luz dentro da Rural dos Schumacher no meio do caminho!!! Pois é pessoal, jipeiro dando uma de cegonha!!!!
São cerca de 19 anos de confraternização, realizando trilhas e passeios por toda a nossa região, além de expedições pelos diversos cantos do planeta. Foram passeios para o litoral, para o extremo sul do Brasil, o Chuí; para o deserto do Atacama no Chile; e muitas outras aventuras . Um dos passeios que deixou saudades com certeza, foi o realizado nos altiplanos do Quiriri, um local de extrema beleza e muito frio, e que só foi alcançado na época, graças a tração nas 4 rodas disponíveis nos veículos, com direito a acordar com uma bela geada e um nascer do sol espetacular sobre toda a baia de São Francisco e região.
Com o passar dos tempos as coisas mudaram e a própria denominação JEEP, que originalmente era especifica das marcas Willys e Ford, hoje tem uma conotação bem mais abrangente, ou seja, considera-se qualquer veiculo com tração nas quatro rodas e projetado para andar em caminhos alternativos como um JEEP.
Jipeiros rompendo fronteiras...
Contando, atualmente, com cerca de 90 sócios e com gente esperando abrir vagas, o Jeep Clube de São Bento conta com uma ampla e aconchegante Sede e tem uma caráter muito mais social, não se atendo apenas a incertas e Raides. Tem uma atuação muito mais abrangente, participando em campanhas do agasalho, plantio de árvores, distribuição de alimentos e brinquedos, além de se enquadrar como utilidade pública. Fato este que foi oficializado em 02 de Julho de 1987, quando o prefeito eleito Genesio Tureck, através da lei municipal nº203/87, tornou oficialmente o Jeep Clube como orgão de utilidade pública.
Dentre os eventos realizados pelo clube, pode mencionar-se a realização de 3 provas tipo Raid: Raid de Aniversário do Municipio, Raid Noturno e Raid Feminino; Feijoada,
Baile do Jeep Clube e desfiles cívicos.
Além dos eventos no município, o Clube participa ativamente de provas em todo estado e região, sempre mantendo lugar de destaque. Não é raro encontrar jipeiros de São Bento brigando pelas primeiras posições no ranking estadual. Além da participação de Raides da Copa Catarinense, o Clube também participa do Transparaná, a maior prova do gênero da América Latina, também sempre ficando entre os primeiros colocados, bem como participará este ano (2017), com alguns dos seus integrantes do RALLY MERCOSUL, que vai de São Paulo ao Uruguai.
Pode-se dizer que trata-se de uma experiência de sucesso, sucesso porém, que jamais teria existido se não fosse o apoio maciço de todos os seu sócios, das mais diversas empresas e entidades, além de, principalmente, dos proprietários de terrenos por onde o pessoal faz a suas trilhas.
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